Durante toda a semana, os pais que querem garantir vaga para os filhos nas séries iniciais – pré e primeira – da rede pública de ensino farão o cadastro nas escolas municipais mais próximas de sua residência. Nesse primeiro dia, devido à chuva, o movimento foi pequeno, mas nos demais dias também não é esperado longas filas e tumulto nessa "pré-matrícula".
"Teve uma senhora que chegou aqui às seis da manhã, mas a gente está orientando os pais a não virem desesperados. Não se trata de matrículas, e sim de um levantamento que a Secretaria está fazendo para poder controlar o número de total de vagas para os alunos nessa faixa etária", explica a secretária da Escola Municipal Mirazinha Braga, Simone Gonzalez Marinho.
Como explica o superintendente executivo da Secretaria Municipal de Educação, Jorge Wekerlim, o cadastro é para as crianças que vão ingressar pela primeira vez na rede pública de ensino, ou seja, que têm seis anos ou irão completar até dezembro de 2006. "É uma forma de melhor organização de acordo com o georeferenciamento da residência do aluno", explica.
Além do documento de um dos pais ou responsável, é preciso a certidão de nascimento da criança – o original e a cópia – e a conta de energia elétrica. Após o cadastro, os pais receberão um carta indicando onde devem comparecer para efetuar a matrícula dos filhos, entre os dias 7 e 11 de novembro.