Pais de alunos que vão cursar no próximo ano a Etapa Inicial (Pré-escola) ou a 1.ª Etapa do 1.º Ciclo (1.º série) devem procurar até o próximo sábado a escola mais próxima de sua casa para fazer o cadastramento. A medida é para garantir uma vaga em escola próxima da residência do aluno em 2004. Para o próximo ano a Prefeitura está disponibilizando 21.547 vagas, e só ontem foram preenchidas mais de duas mil. O atendimento está realizado das 8h às 11h e das 14h às 17h, inclusive no sábado.

Os pais devem levar a certidão de nascimento da criança e um talão de luz. A diretora do Departamento de Informação da Secretaria Municipal de Educação, Suely Fischer, explica que a conta de luz é importante porque através dela fica-se sabendo com exatidão o endereço da criança. Deste modo, ela tem uma vaga garantida no estabelecimento mais perto de sua residência. Quem mora em áreas de invasão e não tem o talão de luz pode levar apenas a certidão de nascimento da criança.

Este é o segundo ano que a Prefeitura usa o Sistema de Georeferencimento. “Ele também serve para acabar com as filas”, explica Suely. Ela comenta que a situação ocorria porque alguns pais achavam eficiente o ensino em determinada escola e todos queriam matricular os filhos lá. Com isso muita gente passava noites em filas e as crianças do próprio bairro acabavam tendo que estudar bem longe de casa.

Mas esta é apenas a primeira etapa que os pais precisam passar para matricular os filhos. Na primeira quinzena de outubro eles precisam ir até a escola onde fizeram o cadastro para pegar um documento que vai indicar em qual unidade escolar o filho deve ser matriculado e só na segunda quinzena do mesmo mês que devem se dirigir até o local e efetuar a matrícula.

Os pais que não gostarem da escola indicada vão ter que comparecer a uma das Ruas da Cidadania para verificar se há vaga na unidade que eles desejam e realizar a troca. Este período também está reservado para os pais que perderem a etapa do cadastramento. Para Suely uma semana é tempo suficiente para efetuar o cadastramento das mais de 20 mil vagas. “A população já incorporou este sistema”, afirma.

continua após a publicidade

continua após a publicidade