Cabaraquara, uma amostra de paraíso

Cabaraquara é uma região de Guaratuba que o turista não deve deixar de conhecer. A região faz parte do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange e é cercada pela mata atlântica, um dos ecossistemas de maior risco ambiental do mundo.

O primeiro nome do parque é uma homenagem ao naturalista francês Saint-Hilaire. Ele foi o primeiro cientista a descrever a região e também o primeiro a cruzar a remo a Baía de Guaratuba no século dezenove. O segundo nome, Lange, homenageia o ambientalista Roberto Ribas Lange, falecido no início dos anos 90 em trabalhos ambientais no Rio Iguaçu. Lange foi um dos precursores da luta ambiental no litoral do Estado. O parque Saint-Hilaire/Lange tem 24.500 hectares e inclui o Morro do Cabaraquara e a Serra da Prata.

Na região, a maior parte dos habitantes vive do cultivo e da extração de ostras. Um dos moradores é Hamilton de Moura Kirchner, que trabalha na região desde 1986. Há cerca de sete anos, ele e a família resolveram largar a atividade extrativista e investir no cultivo de ostras. Para isso, criaram o projeto Ostra Viva. Hoje, a família produz em média seis mil dúzias do molusco por ano e emprega 15 pessoas. O projeto é considerado um exemplo de desenvolvimento auto-sustentável. “Nós percebemos que o extrativismo estava acabando com a natureza. Então, resolvemos procurar outra forma de sobrevivência. Com o cultivo das ostras, conseguimos melhorar a renda familiar, gerar empregos e ainda estamos garantindo mais vida a todo ecossistema daqui”, explica.

No mesmo local onde Hamilton cria suas ostras está implantado um dos pontos do projeto de repovoamento de caranguejo. O criadouro é uma parceria de diversas instituições e serve como experiência para a recuperação de uma área em Antonina, que há três anos sofreu com um derramamento de óleo da Petrobras. De Cabaraquara também partem barcos para o Salto do Paraty, um dos locais mais bonitos do litoral.

Serviço – Para chegar a Cabaraquara, basta seguir pela Avenida Juscelino Kubitschek, em Matinhos, sentido ao ferryboat para Guaratuba. A vila fica à direita do Iate Clube de Caiobá.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo