A burocracia está atrasando o início das obras de revitalização da Estrada do Cerne, que serão feitas em parceria entre o governo do Paraná e o Exército brasileiro. Durante as décadas de 1940 e 1950, a estrada foi a principal ligação entre a capital e a região Norte do Estado, cortando cidades como Campo Magro, Cerne, Morrinhos e Murtinho. Inicialmente, serão asfaltados os 16 quilômetros do trecho mais populoso da estrada, entre os municípios de Campo Largo e Bateias, até a segunda ponte sobre o Rio do Cerne.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER/PR) firmou um convênio com o 10.º Batalhão de Engenharia de Construção – Batalhão Benjamim Constant, de Lages, o mesmo responsável pelas obras da Ferroeste, para a pavimentação do trecho.
O comandante do batalhão, coronel Dantas, revelou que o interesse do governo do Estado em fazer a parceria surgiu no segundo semestre de 2003. Desde o início de 2004, o Exército trabalhou no estudo de alternativas no traçado da rodovia, que foi entregue em julho do mesmo ano. Após analisar as alternativas apresentadas pelo batalhão, o DER/PR optou por uma alternativa híbrida, que utiliza o eixo já existente, mas com a necessidade de adequar a plataforma de terraplenagem.
Em março de 2005, o governo do Estado autorizou a assinatura do convênio e, a partir daí, o Exército passou a trabalhar na elaboração do projeto para a obra, sempre submetido à análise do DER, que solicitou algumas alterações. Segundo o coronel, em 13 de setembro o batalhão encaminhou o projeto definitivo ao governo do Paraná e passou a aguardar apenas a assinatura do convênio.
Segundo a assessoria de imprensa do DER/PR, problemas de agenda e algumas pequenas alterações estão atrasando a assinatura do convênio, que deverá ser firmado nos próximos dias, marcando o início das obras para a primeira semana de fevereiro.
Enquanto isso, o Exército já está se mobilizando no local, executando pequenos serviços, como reconhecimento da área e medição. "Estamos prontos desde setembro do ano passado. Assim que nos autorizarem, vamos fazer nosso trabalho bem feito e mostrar toda a nossa capacidade para despertar no governo o interesse por convênio para o restante da estrada", comentou o coronel, que revelou já ter pronto o projeto para os 20 quilômetros seguintes da estrada.
A assessoria de imprensa do DER/PR informou que o investimento do Estado para as obras de terraplenagem, pavimentação e sinalização desses primeiros 16 quilômetros será de R$ 8,637 milhões, um valor 17% menor que o orçado.