O empresário Nilton Lima Silveira, proprietário de uma oficina de escapamentos no Novo Mundo, não aguenta mais levar prejuízo pela falta de manutenção nas calçadas e excesso de velocidade dos motoristas na Avenida Brasília. A reclamação é frequente entre os moradores da região, que sofrem com os buracos e com a dificuldade para cruzar a pista.

continua após a publicidade

Uma das principais vias do Novo Mundo, a Avenida Brasília faz a ligação entre a Linha Verde (BR-116) e a Rua Eduardo Carlos Pereira (rápida bairro-centro). O trecho que recebe reclamações constantes dos moradores começa na esquina com a Rua Maria Trevisan Tortato, próximo à oficina de Nilton. “Aqui está horrível. As calçadas estão péssimas e a toda hora há acidentes”, conta.

Em alguns pontos não existe qualquer calçamento. “Estamos aqui há 40 anos e não sei de nenhuma vez que a prefeitura tenha arrumado. Uma vez, nós mesmos fizemos a manutenção. Acho que eles deveriam cuidar mais, pois nós pagamos impostos para isso”, reclama. A duas quadras da oficina de Nilton, o toco de uma árvore foi cortada, mas suas raízes permanecem no local, danificando a calçada. Nenhum reparo foi feito até agora.

Acidentes

A violência do trânsito também assusta que mora ou trabalha na Avenida Brasília. “Já levei muito prejuízo com carros que vieram parar aqui dentro do terreno da loja. Há alguns dias, um carro quebrou o poste aqui na esquina, que ficou pendurado pelos fios. E nós ficamos sem luz, sem internet, sem a máquina de cartões…”, relata Nilton.

continua após a publicidade

Segundo os moradores, a situação piorou depois que um radar foi transferido de local, permitindo que os carros atinjam uma velocidade maior. Além dos acidentes, a imprudência dos motoristas dificulta a vida de quem precisa cruzar a avenida. “Moro aqui e todos os dias perco quase meia hora esperando para atravessar. Deveriam colocar uma lombada ou um semáforo de pedestres”, pede o aposentado Carlos Queiróz.