Bugio é capturado após invadir residência em Borda do Campo

A Guarda Municipal de São José dos Pinhais  capturou, na manhã de ontem, um macaco bugio adulto, que invadiu uma residência em Borda do Campo.

O animal, machucado na briga com cães da casa, foi levado ao posto de Polícia Ambiental do Parque Náutico, para que recebesse tratamento médico. Até a tarde ainda não se sabia se o macaco seria levado de volta à natureza ou a algum zoológico.

O guarda Bissole conta que foram chamados às 11h15 por morador da Rua Osvaldo Nascimento, próximo à Estrada da Roseira. Ele disse que o macaco estava brigando com os cães. O temor era que o animal se escondesse em sua casa. Depois de atacar uma pessoa, o macaco, com ferimentos nas patas, rabo e na altura das costelas, foi capturado.

Serra

Moradores da região revelaram aos guardas que é comum o aparecimento destes animais por ali. Os macacos mais jovens tendem a tornar-se ?donos do pedaço?, na mata, e expulsam os mais velhos e fracos, para outros lugares. ?Por esse motivo, os mais velhos aparecem na cidade?, revelam.

Macacos, principalmente bugios, se contaminados com os vírus de dengue e da febre amarela, podem contaminar seres humanos. Se um mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, picar o macaco, e em seguida um humano, a doença é transmitida. No entanto, não há notícias que macacos da região da Serra do Mar sejam portadores de vírus destas doenças.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo