A Guarda Municipal de São José dos Pinhais capturou, na manhã de ontem, um macaco bugio adulto, que invadiu uma residência em Borda do Campo.
O animal, machucado na briga com cães da casa, foi levado ao posto de Polícia Ambiental do Parque Náutico, para que recebesse tratamento médico. Até a tarde ainda não se sabia se o macaco seria levado de volta à natureza ou a algum zoológico.
O guarda Bissole conta que foram chamados às 11h15 por morador da Rua Osvaldo Nascimento, próximo à Estrada da Roseira. Ele disse que o macaco estava brigando com os cães. O temor era que o animal se escondesse em sua casa. Depois de atacar uma pessoa, o macaco, com ferimentos nas patas, rabo e na altura das costelas, foi capturado.
Serra
Moradores da região revelaram aos guardas que é comum o aparecimento destes animais por ali. Os macacos mais jovens tendem a tornar-se ?donos do pedaço?, na mata, e expulsam os mais velhos e fracos, para outros lugares. ?Por esse motivo, os mais velhos aparecem na cidade?, revelam.
Macacos, principalmente bugios, se contaminados com os vírus de dengue e da febre amarela, podem contaminar seres humanos. Se um mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, picar o macaco, e em seguida um humano, a doença é transmitida. No entanto, não há notícias que macacos da região da Serra do Mar sejam portadores de vírus destas doenças.