Balões coloridos, jogos gigantes, cama elástica, apresentação musical e oficinas de pintura fizeram a alegria, ontem, de crianças de escolas especiais e regulares de Curitiba. As atividades, montadas na Praça Plínio Tourinho, no bairro Rebouças, integraram o Dia Especial para Brincar, organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS) e as secretarias municipais de Saúde e Educação.
Das 8h30 às 16h30, cerca de quinhentas crianças, sendo 350 de escolas especiais e 150 de escolas regulares da rede municipal, passaram pela praça. Segundo a coordenadora da Linha de Lazer da Secretaria de Esporte e Lazer, Sandra Regina de Lima, o principal objetivo do projeto é a inclusão social dos portadores de necessidades especiais, fazendo com que eles tenham maior contato com alunos regulares.
“A idéia é aproximar ao máximo o portador de necessidades especiais e os estudantes das escolas regulares”, afirma Sandra. “É um trabalho de sociabilização pouco freqüente no dia-a-dia dos deficientes físicos e mentais. Esta vivência na sociedade é muito importante para todos.”
Para receber as crianças, os organizadores das atividades se caracterizaram de bruxas e palhaços. O Dia Especial para Brincar já foi promovido quatro vezes este ano. Uma nova edição deve ser realizada na última semana de novembro.