Briga de cães preocupa moradores na Vila Guaíra

O Instituto Eco Habitat pretende encaminhar uma denúncia de maus tratos a animais à Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente do Ministério Público do Paraná.

A medida foi motivada depois que, no último final de semana, os moradores da Rua Minas Gerais, na Vila Guaíra, em Curitiba, presenciaram dois cães da raça pitbull devorando um terceiro cachorro. A cena, que chocou os moradores, foi denunciada à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.

De acordo com o presidente do Instituto Eco Habitat, Peter Otávio Costa, os animais pertencem a um morador que mantém, também na residência, uma empresa que presta serviços de motoboy.

Segundo ele, não é a primeira vez que os cães atacam e matam outro animal da mesma propriedade. “Pelos relatos dos moradores, as brigas entre os cachorros são constantes. Este é o terceiro cão que morre da mesma forma”, afirma.

Segundo Costa, o último ataque foi presenciado pelos moradores há cerca de dez meses. Na ocasião, ele conta que o fato foi levado à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, que registrou um boletim de ocorrência. “Soubemos que a investigação foi arquivada porque o dono justificou ter tomado as medidas necessárias”, diz.

Um morador, que não quis se identificar, afirma temer pela segurança dos filhos. “Será que vai ser preciso que os cachorros matem uma criança para alguém fazer algo?”, indaga.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) informou que a denúncia registrada pela Delegacia do Meio Ambiente foi arquivada porque a fiscalização não encontrou, na época, irregularidades.

No entanto, o órgão informou que o proprietário dos cães deve responder um termo circunstanciado por omissão de guarda dos animais. A reportagem de O Estado foi até o local, mas não encontrou o proprietário dos cães, que também não atendeu às ligações.