O resultado de um exame do Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, confirmou nesta última terça-feira (18) que um madeireiro de 40 anos, brasileiro, não vacinado, morador de Curuguati no Paraguai, onde trabalha, contraiu febre amarela. A localidade fica a cerca de 100 km da fronteira com o Paraná. O paciente foi atendido em Guaíra, na região Oeste do Estado, onde foi constatada a suspeita da doença e solicitado um exame para a confirmação do caso, o que acabou ocorrendo.

continua após a publicidade

Os sintomas apareceram em 22 de fevereiro deste ano. O paciente é residente da área rural do município e o laudo foi confirmado laboratorialmente. Uma investigação está em curso para o levantamento de mais informações.

Entretanto, a Secretaria da Saúde reitera que este fato não altera a programação de enfrentamento da doença já desencadeada, inclusive a vacinação da população já definida e divulgada. As Regionais de Saúde, em parceria com os municípios, continuam com o processo de vacinação nas regiões de risco e transição.

continua após a publicidade