Embora não tenha vulcões nem grandes incidências de terremotos e furacões, o Brasil é um dos países com maior número de pessoas atingidas por desastres naturais. A informação é do professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenador do Centro de Apoio Científico em Desastres (Cenacid), criado no ano 2000, Renato Eugênio de Lima.

continua após a publicidade

Um estudo divulgado pela Federação Internacional da Cruz Vermelha informa que, entre os anos de 1993 e 2002, cerca de 12 milhões de brasileiros foram afetados por desastres. Desses, 2.056 morreram, o que indica que é um mito acreditar que o Brasil é um País quase que totalmente protegido.

Os principais desastres que afetam os brasileiros, segundo Renato, são enchentes e alagamentos (bastante verificados, por exemplo, no Estado de São Paulo), deslizamentos de terra (comuns no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e na baixada santista) e seca (principalmente na região Nordeste). Entretanto, o País também tem sofrido devido a tempestades, vendavais e afundamentos de terreno, como os ocorridos no município de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba.

Apenas excepcionalmente são verificados ciclones, furacões e terremotos em regiões localizadas. ?Geralmente, os desastres são conseqüência da convivência inadequada do homem com os processos naturais?, comenta.

continua após a publicidade