Brasil sofre com desastres

Embora não tenha vulcões nem grandes incidências de terremotos e furacões, o Brasil é um dos países com maior número de pessoas atingidas por desastres naturais. A informação é do professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenador do Centro de Apoio Científico em Desastres (Cenacid), criado no ano 2000, Renato Eugênio de Lima.

Um estudo divulgado pela Federação Internacional da Cruz Vermelha informa que, entre os anos de 1993 e 2002, cerca de 12 milhões de brasileiros foram afetados por desastres. Desses, 2.056 morreram, o que indica que é um mito acreditar que o Brasil é um País quase que totalmente protegido.

Os principais desastres que afetam os brasileiros, segundo Renato, são enchentes e alagamentos (bastante verificados, por exemplo, no Estado de São Paulo), deslizamentos de terra (comuns no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e na baixada santista) e seca (principalmente na região Nordeste). Entretanto, o País também tem sofrido devido a tempestades, vendavais e afundamentos de terreno, como os ocorridos no município de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba.

Apenas excepcionalmente são verificados ciclones, furacões e terremotos em regiões localizadas. ?Geralmente, os desastres são conseqüência da convivência inadequada do homem com os processos naturais?, comenta.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo