Foto: Átila Alberti |
Curitiba: 3.011 raios registrados entre 2005 e 2006. continua após a publicidade |
Um estudo realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) – que mapeou a ocorrência de raios em todos os municípios do Sul e Sudeste do País – mostrou que, entre 2005 e 2006, a capital paranaense registrou 3.011 raios em seu território. No Estado, a cidade ocupa apenas a 125.ª posição no ranking de densidade de raios por quilômetro quadrado, com 4,615. A campeã é Iracema do Oeste, com 6,606.
Os dados, que abrangem cerca de 3 mil municípios, são provenientes da Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas (BrasilDAT). De acordo com Osmar Pinto Júnior, coordenador do estudo, o Brasil é campeão mundial em incidência de raios, com cerca de 60 milhões por ano.
?Os resultados do estudo deverão ser aplicados no melhor dimensionamento dos sistemas de proteção contra raios em geral, desde os pára-raios em edificações até sofisticados sistemas de proteção industriais, passando pela proteção de linhas de transmissão e distribuição de energia e torres de telecomunicação?, afirma. ?Benefícios serão gerados em termos da diminuição dos prejuízos e mortes causados pelos raios?, completa. Atualmente eles provocam, em média, 100 óbitos e um bilhão de reais de prejuízos por ano.