Chuniti Kawamura / GPP |
Cerca de 60 pessoas fecharam, na |
Cerca de 60 pessoas fecharam, na manhã de ontem, o quilômetro 68 da BR-277, no sentido praias. A intenção era reivindicar a abertura de um retorno, fechado durante o verão pela concessionária Ecovia, que administra o trecho que liga Curitiba ao litoral do Estado. De acordo com a empresa, o protesto durou algumas horas e, por volta das 12h, a pista já estava novamente liberada. Com o bom tempo no final de semana, o movimento de descida para as praias era bastante intenso. Mas mesmo com a manifestação não houve registro de congestionamentos.
Segundo a Ecovia, o retorno foi fechado por medidas de segurança. Como informa a nota enviada pela concessionária, a imprudência dos motoristas e o risco de acidente são as principais justificativas para o protesto e o fechamento da via.
O gerente de Atendimento ao Usuário da Ecovia, Élio Nogueira, explica que ?alguns motoristas utilizam na contramão este retorno. As câmeras de monitoramento existentes em diferentes pontos da estrada flagram usuários descumprindo as leis de trânsito, colocando em risco a vida de motoristas que circulam pelo local?.
Com o fechamento do retorno, a Ecovia orienta os usuários a utilizarem o Contorno Leste, onde há um viaduto para os motoristas realizarem as manobras, e que fica distante apenas dois quilômetros do local. O retorno atualmente é fechado com cones e barreiras provisórios. Porém, segundo a concessionária, ?a partir da próxima semana a Ecovia vai interditá-lo definitivamente com barreiras de concreto. O local será sinalizado com placas específicas orientando para que os motoristas façam a travessia da rodovia com segurança junto ao Contorno Leste?.
Movimento
A empresa ainda informou que o movimento na BR-277, nos dois sentidos, é grande neste final de semana. A estimativa é que passem pelo trecho 62 mil veículos. Hoje, sentido Curitiba, é esperado um fluxo de 2.400 veículos por hora, no retorno das praias.