Um lugar para contemplar a natureza ter contato com a história de um dos precursores do montanhismo no Paraná . Assim é o bosque Professor Erwin Gröger, a mais nova área de preservação ambiental e de lazer da cidade, inaugurado no último sábado pelo prefeito Luciano Ducci.

continua após a publicidade

O bosque fica atrás da Ópera de Arame, no Abranches, em um terreno arborizado com espécies nativas como canela, araucária, guabirobas, canjeranas e outros vegetais que atraem borboletas e aves.

“É uma área que preserva um importante pedaço de bosque e também a memória de um grande montanhista e ambientalista que ajudou a preservar a Serra do Mar paranaense”, destaca o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.

Austríaco, Gröger chegou a Curitiba aos 26 anos. O engenheiro agrônomo introduziu técnicas de escalada no Pico do Marumbi, na Serra do Mar paranaense, onde o esporte surgiu no país. Grogër morava na Barreirinha e morreu em 2008, aos 96 anos.

continua após a publicidade

É perto de sua casa que a Prefeitura procurou e encontrou um bosque nativo com três mil metros quadrados. “A inclinação do terreno foi coincidência e casou com homenagem ao montanhista”, conta o arquiteto da Secretaria do Meio Ambiente Tarquino Mota, responsável pelo projeto do bosque.

O arquiteto conseguiu tirar partido da diferença de altura de 12 metros entre a rua e o ponto mais alto do terreno, sem alterar o bosque. No meio do bosque, bancos e caminhos feitos com deques de madeira elevados evitam a formação de trilhas na terra, preservando o terreno de possíveis erosões, e de danos na vegetação.

continua após a publicidade

Os deques têm aproximadamente 1,50 a 2,00 metros de altura em relação ao ponto mais baixo do terreno. Na entrada, uma praça é marcada com o desenho da Rosa dos Ventos, uma referência ao esporte praticado pelo professor Grogër, o montanhismo.

“É um grande presente para a cidade e para a memória do professor Erwin. O projeto está espetacular. Parabéns à Prefeitura pelo trabalho, ficou lindo”, declarou o montanhista Nelson Luiz Penteado Alves.