Curitiba vai ganhar mais um espaço para apresentações culturais. A Prefeitura está transformando o Bosque do Trabalhador, no bairro CIC, em um espaço multiuso com palco para apresentações culturais. Também serão recuperados os equipamentos existentes, como parque infantil, canchas de areia e trilhas. As obras de revitalização devem terminar no primeiro semestre de 2009.
O espaço multiuso está sendo construído na entrada principal do Bosque, que passará a ser pela avenida das Indústrias. No formato arquitetônico que lembra uma embarcação, a nova construção em concreto é uma mistura de portal, palco, praça e módulo da Guarda Municipal.
O novo portal terá sete metros de altura, 47 metros de comprimento e uma passagem em forma de arco. As equipes contratadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente terminaram a fundação da estrutura, e estão levantando a estrutura para o segundo nível.
“O Bosque do Trabalhador terá condições de ser usado também como uma opção cultural, com infraestrutura adaptada à nova função”, diz o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.
O palco para eventos cívicos e festividades ficará no meio da base do arco. O palco ficará de frente para uma praça circular de 40 metros de diâmetro. A praça terá o desenho de uma rosa dos ventos. No entorno da praça, será erguida uma arquibancada natural, de terra e grama, com bancos de madeira para o público.
O portal também contará com uma sala de apoio e um módulo da Guarda Municipal. Para completar a revitalização, serão reformados todos os equipamentos esportivos e de lazer e também a sinalização do Bosque.