Bosque comemora aniversário da visita do Papa João Paulo

O Bosque do Papa sedia neste domingo (5) a festa em comemoração ao 29º aniversário da visita do Papa João Paulo 2º a Curitiba. A homenagem ao papa falecido em 2005 tem início às 13h e completa-se com a entrega de duas casas de troncos, restauradas pela Prefeitura de Curitiba. Datadas do século 19, as casas em troncos encaixados sem pregos integram a paisagem do bosque, e remetem ao modo de vida dos primeiros imigrantes poloneses.

Neste ano, o tradicional encontro promovido pela Fundação Cultural de Curitiba, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Missão Católica Polonesa no Brasil e Braspol também comemora outras datas importantes para a comunidade polonesa.

Com uma extensa programação cultural, serão lembrados os 140 anos da imigração polonesa no Brasil, os 50 anos da presença da Congregação Sociedade de Cristo no Brasil, os 20 anos da democratização da Polônia e o Dia do Imigrante Polonês no Paraná, festejado em 2 de maio. A entrada é franca.

Entre as atrações oferecidas ao público estão apresentações de grupos folclóricos, bandas e corais. A entrega das casas restauradas será às 16h, com a presença de Dom Pedro Fedalto, arcebispo emérito de Curitiba; Rizio Wachowicz, presidente da Braspol; e padre Zbigniew Jósef Minta, provincial da Sociedade de Cristo.

Composto por sete casas de troncos de pinheiro encaixados, o Memorial é reconstitui o ambiente viviam os imigrantes poloneses que começaram a chegar em Curitiba em 1871.

Duas das casas foram tratadas e recuperadas da infestação de cupins. A madeira recebeu aplicações de produtos preventivos para evitar novos ataques das pragas. Alguns troncos muito comprometidos foram substituídos por madeira nova. O telhado de barro também foi trocado.

Todo o trabalho de desmontagem, tratamento e remontagem teve acompanhamento de um arquiteto especialista em patrimônio histórico.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo