Bonecas antigas ganham “vida” nas mãos de Regina

Ao contrário das bonecas fabricadas hoje em dia, que na maioria das vezes têm pouca durabilidade, as bonecas de antigamente passavam de mãe para filha. Na maioria das vezes feitas de celulóide e vinil, “sobreviviam” a diversas brincadeiras de criança e, com o mesmo encanto, eram passadas de geração para geração.

Algumas, com mais de cem anos de “vida”, são conservadas até hoje por colecionadores ou por pessoas que as guardam como relíquias de família. “Muitas bonecas representam um imenso valor afetivo para certas pessoas. Antigas, dificilmente são dadas às crianças, mas utilizadas como bibelôs por adultos, que vêem nelas uma forma de manter vivas as recordações do passado ou as tradições de família”, conta a restauradora de bonecas Regina Romeiro dos Santos.

Ela começou a trabalhar com restauração há vinte anos. “Eu vendia bonecas nas feirinhas de artesanato e muitas pessoas começaram a me procurar perguntando se eu reformava ou restaurava suas bonecas antigas. Então, resolvi me especializar. Fiz diversos cursos e transformei o restauro mais do que em uma profissão, mas em um verdadeiro hobby. É apaixonante dar “vida” novamente a uma boneca estragada ou que já não tem mais o mesmo encanto” conta.

A não ser quando o cliente pede que sejam feitas modificações, Regina faz de tudo para manter as características originais da boneca. Para isso, utiliza diversas técnicas de confecção, modelagem e pintura. “”Cada boneca, dependendo da idade, do tamanho e do local de fabricação, exige cuidados especiais e técnicas de restauro apropriadas. Após restauradas e se bem conservadas, as bonecas antigas podem durar vários anos. Ao contrário das bonecas de plásticos, as de celulóide não são corroídas pela tinta que lhes dá a cor de pele, podendo atravessar séculos sem perderem as características. Já restaurei bonecas centenárias, originárias de diversos países e mesmo fabricadas em épocas de guerras,” explica.

O preço da restauração varia de acordo com o tamanho, a idade, as técnicas a serem utilizadas e o estado em que se encontra a boneca. Para ser catalogado como antigüidade, o brinquedo precisa manter suas características, como roupa, cabelo, número de série e época de fabricação, originais. Segundo Regina, uma boneca antiga, estando catalogada, pode custar bem acima de R$ 1.500,00. Mais informações: (41)3022-1193.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo