O Corpo de Bombeiros do Estado vai intensificar o atendimento aos veranistas nos balneários e praias do Paraná nos dias 31 de dezembro e 1° de janeiro (sábado e domingo).
As estratégias foram definidas nesta quinta-feira (29), em Matinhos, durante uma reunião entre os coordenadores dos batalhões do Litoral. Estima-se que 2 milhões de pessoas passem a virada do ano na região.
Os 100 postos de guarda-vidas instalados ao longo da faixa de areia funcionarão sem interrupção desde a manhã do dia 31 até as 20h do dia 1º. Normalmente, os postos funcionam das 8h às 20h.
As viaturas de salvamento que já operam durante a Operação Verão 2011/2012 farão o patrulhamento em pontos de maior aglomeração de pessoas durante o dia e a madrugada. São 14 quadrículos, 14 embarcações (moto-aquáticas e bote infláveis), as pick-ups de Auto Busca e Salvamento (ABS) e o helicóptero de resgate.
Os quadrículos e as viaturas ABS serão equipados com materiais de primeiros socorros e torpedos de oxigênio, para eventuais ocorrências por afogamento. O helicóptero e os quartéis do Corpo de Bombeiros de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná terão médicos plantonistas.
De acordo com o coordenador do Corpo de Bombeiros na Operação Verão 2011/2012, tenente-coronel Edmilson de Barros, as estratégias vão potencializar o atendimento aos veranistas, com escalas especiais do efetivo e da estrutura de materiais e equipamentos.
“Durante a madrugada, vamos colocar mais viaturas em pontos específicos com fluxo intenso de pessoas, para possibilitar a chegada mais rápida das nossas equipes de resgate”, afirma.
Barros também recomenda que os veranistas permaneçam próximos aos postos de guarda-vidas. Os 100 locais distribuídos pelo litoral são identificados pelo cadeirão e o guarda-sol, além da dupla de profissionais guarda-vidas.
“Temos também um sistema de identificação por bandeiras amarelas e vermelhas na área de atuação do profissional, mostrando o grau de risco para os banhistas”, explica o coordenador.
DICAS
Veja algumas dicas dos guarda-vidas para a virada do ano:
– Sempre procure estar próximo ao posto de guarda-vidas.
– Mantenha a linha da água na cintura.
– Tenha atenção redobrada com as crianças, por conta do grande fluxo de pessoas na areia. Procure os postos de guarda-vidas para colocar a pulseira de identificação.
– Evite entrar no mar quando ingerir bebida alcoólica.
– Evite banhos noturnos, pela falta de luminosidade no mar.