Cerca de 93 bombeiros militares participaram do Campeonato de Salvamento Aquático do Corpo de Bombeiros do Paraná-Troféu Elite 2010, no fim de semana, em Guaratuba. A disputa teve como objetivo a preparação dos guarda-vidas para o bom desempenho de suas atividades na praia, que exigem treinamento constante. Em nove categorias, determinadas por idade e sexo, a prova teve premiação por medalhas aos cinco primeiros lugares de cada uma.

continua após a publicidade

Quatro equipes disputaram o troféu, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba e Paranaguá, sendo que esta última engloba também Antonina, Morretes e Ilha do Mel. A prova de natação, equipada com nadadeira e cinto de salvamento, teve percurso aproximado de 2.400 metros . “Esse campeonato é tradicional e aguardado pelos bombeiros, pois avalia as condições físicas dos participantes”, disse o comandante da subarea de Matinhos, que conquistou a primeira colocação na prova, capitão Ivan Ricardo Fernandes. Entre as mulheres a soldado Melânia Cristine Giraldi, também da equipe de Matinhos, alcançou a primeira colocação.

Ranking

O primeiro colocado, soldado Luiz Augusto Scavazza, da equipe de Matinhos, realizou a prova em pouco mais de 31 minutos. Ele é o 5.º colocado no ranking Sul-Americano de Salva Vidas e surfa há mais de dez anos. A maioria dos atletas participantes fez parte da equipe do Paraná na conquista do Tricampeonato Brasileiro de Salvamento Aquático, em novembro do ano passado, também em Guaratuba.

continua após a publicidade