Foto: Chuniti Kawamura |
Shopping Palladium: faltam adequações. continua após a publicidade |
O Shopping Center Palladium, em Curitiba, terá que trabalhar para adequar os 323 itens de segurança que constam no novo relatório de vistoria do Corpo de Bombeiros (CB), emitido ontem.
No documento, há 133 itens a mais que o verificado no primeiro relatório, emitido durante a inauguração do shopping, no dia 9 de maio.
Mesmo com as restrições apresentadas, o shopping conseguiu a prorrogação da validade do alvará de funcionamento junto à Prefeitura, por meio de liminar expedida pela 4.ª Vara da Fazenda Pública, Falências e Concordatas da Região Metropolitana de Curitiba.
Entre as exigências dos bombeiros estão as instalações de detectores de fumaça, tubulações para ventilação e chuveiros automáticos de combate a incêndios. De acordo com o tenente Leonardo Santos, da Comunicação Social do CB, o cronograma de obras estava atrasado quando ocorreu a primeira vistoria. ?Muito do que foi verificado não existia. Hoje existem lojistas que não constavam na primeira vistoria?, afirma.
Segundo o tenente, a liberação final de funcionamento do local estaria condicionada a essas adaptações. ?A administração do shopping já realizou adaptações básicas para o funcionamento. Algumas coisas foram melhoradas, como a instalação de hidrantes, sistema de iluminação de emergência e a disponibilização de saídas de emergência?, cita.
Desde a inauguração, o Palladium vem contabilizando episódios polêmicos. O shopping abriu as portas sem o aval do CB e da Prefeitura. Na ocasião, o Ministério Público do Paraná (MP) protocolou ação civil pública pela interdição do Palladium.
No último dia 1.º, o shopping foi acusado de discriminação quando impediu a entrada de grupos de adolescentes, que, segundo a administração, poderiam colocar em risco a segurança dos demais usuários. O MP chegou a instaurar uma investigação a fim de decidir se entraria com ação judicial ?para garantir o direito de ir e vir dos cidadãos?, conforme definiu a promotoria.
A reportagem de O Estado contatou a assessoria de imprensa do Palladium, porém não foi divulgada posição oficial do shopping sobre o assunto.