O comando do Corpo de Bombeiros determinou nesta segunda-feira (10) que equipes do serviço administrativo fiquem de sobreaviso para, em caso de necessidade, atuar no combate aos incêndios ambientais que estão ocorrendo no Paraná. De acordo com o subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Hercules William Donadello, por enquanto ainda não foi necessário que o pessoal administrativo fosse para o campo.
?Temos em campo alunos do Curso de Formação de Cabos que estão sendo aproveitados nesta situação emergencial?, disse ele. São cerca de 70 alunos que se somam ao efetivo dos grupamentos de bombeiros o que estão agindo prioritariamente nos dois maiores focos de incêndio registrados até o momento, em Tijucas do Sul e no complexo do Pico Paraná, na Serra do Mar.
De acordo com os responsáveis pelo monitoramente, no fim da tarde desta segunda-feira (10) também havia registros de focos de incêndios ambientais em Foz do Iguaçu, Medianeira, Ponta Grossa, Toledo, Londrina, Paranavaí, Bom Sucesso do Sul, na região de Cascavel, São Pedro do Iguaçu e Araucária. Em Tijucas do Sul as equipes já estão retornando, uma vez que o fogo está controlado.
Mas nesta terça-feira (11) os bombeiros voltam ao monitoramento da área, com o uso até mesmo de um avião, para verificação de possíveis novos focos de incêndio. O incêndio no complexo do Pico Paraná, mais precisamente no morro Araçatuba, vai ser monitorado inclusive à noite. Parte da equipe retorna no início da noite, mas bombeiros vão ficar mobilizados para evitar que focos de incêndio sigam destruindo a vegetação.