Toda moça casadoira sabe que hoje é dia de louvar Santo Antônio, o casamenteiro. Em Curitiba, os solteiros ainda podem arriscar a sorte e comer um pedaço do bolo gigante preparado na Paróquia Senhor Bom Jesus, especialmente para a data. Reza a lenda que quem encontrar um dos santinhos espalhados estrategicamente no recheio será contemplado com um marido ou esposa. A tradição se repete pela sexta vez, e a cada ano o bolo é maior e mais imagens de Santo Antonio são colocadas dentro dele.
Claudionora Conceição dos Santos, que ajuda na confecção do doce desde a primeira edição, conta que dessa vez foram feitos 1.800 quilos de bolo, enquanto no ano passado eram 1.200 quilos. Ao todo, foram utilizados 3.864 ovos, 230 quilos de açúcar, 322 quilos de farinha de trigo, 92 litros de água e 3 quilos e meio de fermento. O enorme pão-de-ló recheado com doce de leite deve render cerca de dez mil fatias, ao preço de R$ 1,00 cada. O número de santinhos também aumentou: passou de 1.500 para 1.600 – mais chance para quem estiver à procura de um amor.
Além do tamanho maior, outra novidade é a colocação de babados em verde e amarelo, além da bandeira do Brasil. “Já que o país inteiro está verde-amarelo, vamos colocar as cores também no bolo”, explica Irene Inair Merlim, que também auxilia na confecção do quitute.
Atrativo
Para o frei Délcio Lorenzetti, pároco da Igreja Bom Jesus, o bolo apenas faz parte da celebração do dia de Santo Antônio. Não é, portanto, o item principal . “Há celebração de missa, bênção do pão, bênção de Santo Antônio. O bolo faz parte desse conjunto”, explica, acrescentando que a colocação de imagens do santo no recheio é apenas uma atração a mais. “É uma espécie de desafio, que desperta interesse e curiosidade”, define. O frei não acredita, no entanto, que as pessoas comam o bolo apenas na crença de encontrar a imagem e se casar. “Muita gente aceita o desafio, mas as pessoas têm discernimento. Sabem que há outros fatores que pesam para encontrar um parceiro ideal”, diz.
O bolo gigante começará a ser distribuído a partir das 8h. A intenção, segundo frei Délcio, é atrair cerca de 15 mil pessoas, entre interessados no quitute e participantes da missa, que acontece às 7h, 12h, 17h15 e 19h. A festa de Santo Antônio prossegue até às 21h, ou enquanto houver bolo.
Serviço:
A Paróquia Senhor Bom Jesus está localizada em frente à Praça Rui Barbosa, centro de Curitiba.