A fila de dobrar o quarteirão em frente à Igreja Senhor Bom Jesus dos Perdões, na Praça Rui Barbosa, revela que as festas em homenagem a Santo Antônio já estão acontecendo. A tradicional distribuição do bolo do santo casamenteiro começou ontem em cinco paróquias da cidade e segue até o fim de semana com celebrações de missas.
A coordenadora do evento, Claudionora Conceição dos Santos, espera vender 50 mil pedaços do bolo de 10 toneladas. No meio da massa estão 15 mil imagens de Santo Antônio. Cada unidade é vendida a R$ 3 e a renda destinada a ações sociais. Solteiríssima, ela trabalha como atendente numa confeitaria e dedica todas as férias para a festa, onde coordena equipe de 50 pessoas.
A estimativa é que 60% dos frequentadores busquem novo amor. Entre eles está o taxista Cláudio Pereira, à procura da imagem pela terceira vez. “Vai que dá certo”, confia. Há dois anos, a também taxista Michele Abreu encontrou duas imagens no bolo e entregou a seu filho que passava por problemas no namoro. Hoje ele está casado. “Eu estou bem resolvida solteira, mas encontrar um amor sempre é bom”, fala.
Amor e cuidado
Para o frei Alexandre Magno, a festa aproxima os fiéis à igreja. Ele destaca que, mais do que arrumar casamento, o santo ressalta a relação de amor e cuidado. “Devemos ter relação de cuidados e não de posse do outro. Amar é saber cuidar e a mensagem de Santo Antônio traz o matrimônio como espaço em que o outro tem que ser amado. Não temos que buscar a própria felicidade, mas do outro”, explica.
Veja na galeria de fotos o bolo.