Boletim do IAP aponta apenas um local próprio para banho no Litoral do Estado

O sétimo boletim de balneabilidade do litoral do Paraná, divulgado ontem pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), constatou o pior resultado de todas as análises anteriores. Agora, apenas um ponto é próprio para banho, fica na praia de Caieiras, em Guaratuba.

No mesmo boletim foi divulgado a qualidade das águas dos rios que passam pelo litoral. Dos 15 locais analisados, quatro foram aprovados pelo instituto, um fica em Antonina e três em Morretes.

Se comparado com o boletim anterior, os Balneários de Ipacaray e Solymar (Matinhos) e Brejatuba, Eliane e Nereidas (Guaratuba), não são mais considerados próprios para banho pelo IAP.

Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, o excesso de chuva durante a coleta da análise gerou esse resultado. “Se considerarmos apenas a coleta realizada no último dia 26 de janeiro, dez pontos estariam próprios para banho na orla.

No entanto, encontramos níveis inferiores a 800 bactérias por mililitro de água em quatro praias da Ilha do Mel, em uma em Matinhos e cinco em Guaratuba nesta última coleta”, diz o secretário.

Os locais impróprios são avisados aos banhistas por meio de placas indicativas. No entanto, o banho é indicado apenas quando respeitado uma distância de 100 metros a cada lado da sinalização.

De acordo com o IAP, para um local ser considerado impróprio é preciso que a quantidade de bactérias Escherichia coli (E.coli) seja superior a duas mil, ou seja, se duas ou mais amostras do mesmo local apresentarem mais de 800 E.coli por 100 mililitros de água.