Boletim do IAP aponta apenas um local próprio para banho no Litoral do Estado

O sétimo boletim de balneabilidade do litoral do Paraná, divulgado ontem pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), constatou o pior resultado de todas as análises anteriores. Agora, apenas um ponto é próprio para banho, fica na praia de Caieiras, em Guaratuba.

No mesmo boletim foi divulgado a qualidade das águas dos rios que passam pelo litoral. Dos 15 locais analisados, quatro foram aprovados pelo instituto, um fica em Antonina e três em Morretes.

Se comparado com o boletim anterior, os Balneários de Ipacaray e Solymar (Matinhos) e Brejatuba, Eliane e Nereidas (Guaratuba), não são mais considerados próprios para banho pelo IAP.

Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, o excesso de chuva durante a coleta da análise gerou esse resultado. “Se considerarmos apenas a coleta realizada no último dia 26 de janeiro, dez pontos estariam próprios para banho na orla.

No entanto, encontramos níveis inferiores a 800 bactérias por mililitro de água em quatro praias da Ilha do Mel, em uma em Matinhos e cinco em Guaratuba nesta última coleta”, diz o secretário.

Os locais impróprios são avisados aos banhistas por meio de placas indicativas. No entanto, o banho é indicado apenas quando respeitado uma distância de 100 metros a cada lado da sinalização.

De acordo com o IAP, para um local ser considerado impróprio é preciso que a quantidade de bactérias Escherichia coli (E.coli) seja superior a duas mil, ou seja, se duas ou mais amostras do mesmo local apresentarem mais de 800 E.coli por 100 mililitros de água.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna