Os veranistas do litoral paranaense encontraram uma má qualidade da água na maioria das praias, durante a última semana. Esta condição foi ainda pior que a registrada na primeira semana do ano.
O quinto boletim de balneabilidade, divulgado ontem, mostra o pior resultado na análise feita nos pontos para banho, segundo o Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
De 48 pontos analisados nas praias e em quatro rios de Morretes e da baía de Antonina, 36 foram considerados impróprios para o banho (ver quadro). Os pontos são escolhidos por terem maior concentração de pessoas e por haver possibilidade de emissão de esgoto.
O resultado ruim foi atribuído ao volume de chuvas que atingiu a região durante a última semana e ao grande número de veranistas que estavam no litoral neste período.
De acordo com o IAP, na última sexta-feira, data da última coleta para verificar a qualidade da água, a estação pluviométrica da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) apontou que o volume de chuva foi acima da média esperada para todo o mês de janeiro: 171 milímetros de chuva em Guaratuba e 138 milímetros em Matinhos, em apenas um dia. A média mensal de chuva para este período, nos últimos 30 anos, é de 300 milímetros.
De acordo com o meteorologista Samuel Braun, do Instituto Tecnológico Simepar, a chuva acumulada em janeiro até a última terça-feira foi de 307 milímetros, enquanto no mesmo período do ano passado choveu 141,4 milímetros.
“A chuva prolongada, as enchentes, aliadas ao grande número de pessoas que estiveram nas praias na última semana, causaram uma redução no número de pontos próprios, se comparado à semana anterior, quando 14 locais apresentaram qualidade da água satisfatória para banho na orla”, disse o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.
Ainda segundo o IAP, os resultados desta semana ainda estão sendo influenciados pelo primeiro boletim do ano, quando cerca de 2 milhões de pessoas estiveram no litoral. Os boletins divulgados nas duas próximas semanas também deverão seguir esta tendência.
Os resultados das análises serão divulgados semanalmente até o final de março, nos sites www.sema.pr.gov.br e www.iap.pr.gov.br, nas barracas de balneabilidade e em panfletos.