Os veranistas do litoral paranaense encontraram uma má qualidade da água na maioria das praias, durante a última semana. Esta condição foi ainda pior que a registrada na primeira semana do ano.

continua após a publicidade

O quinto boletim de balneabilidade, divulgado ontem, mostra o pior resultado na análise feita nos pontos para banho, segundo o Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

De 48 pontos analisados nas praias e em quatro rios de Morretes e da baía de Antonina, 36 foram considerados impróprios para o banho (ver quadro). Os pontos são escolhidos por terem maior concentração de pessoas e por haver possibilidade de emissão de esgoto.

O resultado ruim foi atribuído ao volume de chuvas que atingiu a região durante a última semana e ao grande número de veranistas que estavam no litoral neste período.

continua após a publicidade

De acordo com o IAP, na última sexta-feira, data da última coleta para verificar a qualidade da água, a estação pluviométrica da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) apontou que o volume de chuva foi acima da média esperada para todo o mês de janeiro: 171 milímetros de chuva em Guaratuba e 138 milímetros em Matinhos, em apenas um dia. A média mensal de chuva para este período, nos últimos 30 anos, é de 300 milímetros.

De acordo com o meteorologista Samuel Braun, do Instituto Tecnológico Simepar, a chuva acumulada em janeiro até a última terça-feira foi de 307 milímetros, enquanto no mesmo período do ano passado choveu 141,4 milímetros.

continua após a publicidade

“A chuva prolongada, as enchentes, aliadas ao grande número de pessoas que estiveram nas praias na última semana, causaram uma redução no número de pontos próprios, se comparado à semana anterior, quando 14 locais apresentaram qualidade da água satisfatória para banho na orla”, disse o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

Ainda segundo o IAP, os resultados desta semana ainda estão sendo influenciados pelo primeiro boletim do ano, quando cerca de 2 milhões de pessoas estiveram no litoral. Os boletins divulgados nas duas próximas semanas também deverão seguir esta tendência.

Os resultados das análises serão divulgados semanalmente até o final de março, nos sites www.sema.pr.gov.br e www.iap.pr.gov.br, nas barracas de balneabilidade e em panfletos.