A tenda que a Secretaria Municipal da Saúde manterá na Boca Maldita nesse sábado (16), data nacional de abertura da campanha de imunização contra a poliomielite ou paralisia infantil, oferecerá também a dose de reforço contra a gripe exclusivamente para as crianças que tomaram a primeira dose há pelo menos 30 dias. Esse será o único posto volante de imunização a oferecer vacina injetável. Os demais oferecerão apenas as gotinhas. O horário da vacinação, nesse dia, se estenderá das 8h às 17h.
“A ideia é facilitar a vida dos pais e demais responsáveis pelas crianças que precisarem tomar as duas gotinhas da pólio e também completar o esquema da gripe”, explica a diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Karin Luhm.
A estimativa do órgão é que 10,7 mil das 35,7 mil crianças residentes na cidade e que tomaram a primeira dose precisem da dose adicional. Elas têm entre 6 meses e 11 meses e, por isso, não participaram da campanha do ano passado. Nem todas tomarão a segunda dose na mesma ocasião, já que receberam a aplicação em datas diferentes.
Essa, porém, não é a única opção para os responsáveis pelos bebês que precisarem das duas doses. Todas as 109 unidades básicas da rede municipal de saúde funcionarão nesse sábado e estarão aptas a aplicar essa ou qualquer outra dose injetável.
Já quem precisar apenas das gotinhas, pode procurar um do 158 postos de vacinação volantes, que serão montados em escolas, centros de educação infantil, supermercados e shopping centers. A relação com os endereços de cada local está disponível no site da Prefeitura. Para consultá-la, basta clicar sobre o banner de divulgação da campanha.
