A notícia de que um ciclone extra tropical estaria se formando na região do Paraná gerou tumulto em muitas escolas de Curitiba e região metropolitana. Na tarde desta segunda-feira (26), a Defesa Civil recebeu várias ligações de colégios, receosos de que o fenômeno pudesse trazer perigo aos alunos.
Os telefonemas foram recebidos apenas durante o período da tarde. De acordo com a Defesa Civil, as escolas estavam preocupadas e queriam saber se seria necessário suspender as aulas. Informados de que o fato não procedia, os colégios funcionaram normalmente hoje.
Entretanto, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, tudo não passou de um boato. De acordo com o instituto, não há nenhuma indicação de formação de ciclones na região. O Simepar esclarece, também, que há uma diferença importante entre os dois tipos de ciclones: o tropical atinge o solo terrestre e o extra tropical chega somente ao oceano.
O Simepar e a Defesa Civil não souberam explicar como o boato teve início, mas confirmaram que a informação é falsa e não há necessidade de pânico.
Contatados sobre o assunto, a Secretaria Estadual de Educação informou, através do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, que não houve nenhum pedido feito por escolas estaduais para suspender as aulas devido a ciclones.