O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) pretende estabelecer uma parceria de longo prazo com a Sanepar, porque considera que ela é benéfica para ambos: de um lado a empresa de saneamento realiza investimentos bem executados e de alta qualidade e, de outro, o banco investe a longo prazo no saneamento, que é uma das principais vertentes de melhoria das condições sociais da população
A afirmação foi feita ontem pelo superintendente da Área de Inclusão Social, do BNDES, Julio Ramundo, que chefia missão do banco que visitou, nos últimos dois dias, unidades e obras da Sanepar. Representantes de um dos principais agentes financeiros do saneamento no país, o grupo também se reuniu com a diretoria da empresa para conhecer o programa de investimentos da Sanepar até 2.010, que compreendem recursos assegurados de R$ 1 bilhão 900 milhões.
Positiva
Segundo Ramundo, sua instituição ?tem uma imagem muito positiva da Sanepar, especialmente de sua área técnico-operacional, que a coloca entre as melhores empresas do país no setor de saneamento?. A intenção do BNDES é ampliar o relacionamento: ?Queremos manter uma parceria prolongada com a companhia, dando total apoio às ações da Sanepar em seu planejamento para atender com qualidade aos paranaenses, na prestação de serviços de saneamento básico?, acrescentou.
Uma das ofertas feitas pelo BNDES a Sanepar durante a visita foi financiar projetos que venham a atender municípios com uma população entre 50 e 150 mil habitantes.
Os representantes do banco estiveram reunidos com diretores e técnicos da Sanepar. Na ocasião, foram apresentadas as metas e os investimentos previstos, de acordo com o planejamento estratégico da empresa. O presidente da Companhia, Stênio Jacob, afirmou que a parceria com o BNDES tem uma importância muito grande para a população do Paraná que tem a Sanepar como prestadora de serviços de água e esgoto. Segundo ele, graças à credibilidade e capacidade de endividamento da empresa, ?continuaremos obtendo linhas de crédito que nos permitem expandir o atendimento.
Com os recursos do BNDES chegaremos à meta de construir as obras necessárias para que 85% da população urbana tenha o esgoto coletado e tratado.? Esta meta vale para as cidades com mais de 50 mil pessoas. Nas demais, o objetivo da empresa, até 2010, é oferecer o serviço para 65% dos moradores. A Sanepar atua em 344 dos 399 municípios do Estado e em um de Santa Catarina.
A missão do BNDES é integrada pelos técnicos Júlio Ramundo, Aman Bechara, Pedro Jacques, Jorge da Conceição e Cláudia Prates. Entre os locais visitados estiveram o Centro de Controle Operacional da Sanepar, a Estação de Tratamento de Água e a represa do Iraí, em Piraquara.