A coordenação da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) divulgou, nesta sexta-feira (4), o resultado da primeira blitz realizada na Ilha do Mel, nesta Operação Viva o Verão. Entre a tarde e o início da noite de quinta-feira (3) foram vistoriados 18 estabelecimentos, entre mercados, bares, pousadas, restaurantes e lanchonetes. Foram encontrados problemas quanto à conservação dos alimentos e falta do certificado de vistoria do Corpo de Bombeiros em quase todos os locais. Apenas duas pousadas não tinham irregularidades.

continua após a publicidade

De acordo com o capitão Jefferson Silva, que coordena as atividades da Polícia Militar na Ação Integrada de Fiscalização Urbana, esse tipo de operação tem caráter preventivo. ?Fazemos a blitz com o intuito de verificar os problemas e repassar as orientações. Quando é o caso, são emitidas as autuações para que os responsáveis possam se adequar à legislação. O objetivo é que o veranista tenha condições de desfrutar o litoral com qualidade de vida em todos os aspectos?, disse. Na ação, foram emitidas 8 autuações administrativas e 12 autuações do Corpo de Bombeiros.

Desde que a temporada de verão foi aberta oficialmente, em 19 de dezembro, a Aifu já fez vistorias em estabelecimentos em Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos. Depois da Ilha do Mel devem ser vistoriados bares e lanchonetes em Paranaguá, Morretes e Antonina. Mas antes mesmo da Operação Viva o Verão começar, as equipes estiveram orientando os comerciantes quanto à necessidade de adequações. ?Procuramos atuar preventivamente. Apenas quando as regras não são cumpridas os comerciantes são autuados?, disse o coordenador da Ação Integrada, Benedito Facini.

continua após a publicidade