O movimento nas casas de bingo de Curitiba ontem foi fraco. Garantidas por uma liminar do juiz Douglas Camarinha Gonzales, da 4.ª Vara Federal de Curitiba, elas reabriram na noite de terça-feira, mas apenas para o funcionamento das máquinas de videoloteria off-line. A liminar faz valer no Paraná uma decisão da Justiça Federal do Espírito Santo, que autoriza as empresas Brasbin e Rebin a explorarem suas máquinas em todo território nacional.
Apenas algumas casas abriram, pois elas estão fazendo novos contratos com as donas das máquinas e recontratando funcionários, demitidos após a proibição do jogo de bingo e da videoloteria no Estado, determinada por decreto do governador Roberto Requião (PMDB) em 9 de abril.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Bingo e Casas de Videoloteria do Estado do Paraná, Janete do Rocio Nowakowski, que ontem estava trabalhando no Ventura Bingo, disse que o pouco movimento aconteceu devido ao feriado e à novidade da reabertura das casas. “Muitos clientes nossos foram jogar em Santa Catarina, onde até o bingo é liberado”, contou.
Janete destacou que a outra casa do grupo não foi reaberta ainda, pois estavam sendo recontratados os funcionários. “Aqui eram 79 no bingo mais 69 no restaurante. Dez foram recontratados para cuidar de cerca de trinta máquinas”, lembrou Janete, destacando que a recontratação dos funcionários demitidos faz parte de um acordo feito na Delegacia Regional do Trabalho (DRT), quando do fechamento das casas.
Conforme o advogado do Sindicato das Empresas Administradoras de Bingos do Estado do Paraná (Sindibingo), Luiz Fernando Pereira, os bingos aguardam agora o julgamento do mérito de um mandado de segurança impetrado no Tribunal de Justiça. “Estamos tentando recuperar o jogo do bingo para recontratar os funcionários. Já o lucro das casas, que tem sua maior parte vinda das máquinas, já foi recuperado”, salientou Pereira.
