Donos de casas de bingos e o governo do Estado podem entrar em conflito novamente esta semana. É que dois bingos de Curitiba prometem reabrir as portas. Beneficiados por uma decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 2.ª Região, o Bristol Golden Bingo e o Village Batel esperam apenas a notificação do governo para que possam voltar a atuar. A decisão é do último dia 16, e as duas casas foram classificadas na ação como filiais de estabelecimentos da capital fluminense e seriam beneficiadas indiretamente.
O procurador-geral do Estado, Sérgio Botto de Lacerda, reafirmou porém que ?no Paraná não abre bingo algum?. Segundo o procurador, o governo ainda não foi avisado da decisão, a qual ele considera sem fundamento. Apesar de Botto dizer que caso os bingos insistam em abrir as portas a PM agiria, a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) informou que não existe qualquer plano específico para impedir que as casas voltem a funcionar.
E mesmo os estabelecimentos estarem pautados em decisão judicial, desde domingo policiais militares estavam na frente aos dois locais para evitar que eles abrissem as portas. Contudo, ontem, já era possível flagrar funcionários entrando e saindo do Village Batel. Nenhum deles, porém, quis falar com a reportagem. Procurados por O Estado, os proprietários dos estabelecimentos também preferiram o silêncio. Curiosos e ex-jogadores também podiam ser encontrados em frente ao estabelecimentos. ?Espero que realmente os bingos sejam reabertos. É uma opção de lazer para aposentados?, conta Sandra Waleski, que buscava informações em frente ao Village.
O funcionamento de bingos no Paraná foi proibido em abril de 2003, quando um decreto do governador Roberto Requião (PMDB) invalidou resoluções baixadas no governo anterior, que permitiam esse tipo de estabelecimento no Estado.