Binário altera entrada na capital pela BR-277

Os motoristas que vêm do interior do Paraná pela BR-277 vão encontrar uma nova entrada ao chegar em Curitiba. Ontem, a Prefeitura iniciou a segunda fase das obras no binário da Rua Mário Tourinho – continuação da BR-277 dentro da capital – e, por isso, desviou o trânsito para uma rua paralela, Major Heitor Guimarães. Agora a Mário Tourinho, que normalmente comporta 2 mil carros por hora nos horários de pico, vai ter sentido único (Curitiba/Campo Largo) a partir da Avenida Vicente Machado.

As obras no binário da Mário Tourinho começaram em setembro do ano passado. A primeira fase foi a remodelação da Major Heitor Guimarães. Como era de antipó, não tinha calçadas e nem sistema de drenagem de chuva adequados, a rua não comportava tráfego intenso. Agora as duas ruas formam o binário (ruas paralelas com trânsito em sentidos opostos). Desde ontem, o motorista que chega em Curitiba pela 277 entra à direita na Major Heitor Guimarães, próximo ao acesso ao Sam?s Club e ao Park Shopping.

Outra mudança é a conversão à esquerda sentido Campo Largo/Curitiba. Quem entrava em Curitiba tinha que esperar o sinaleiro específico para entrar na Rua Jerônimo Durski. Com a mudança, os motoristas devem seguir pela Major Heitor Guimarães e virar à esquerda na Rua Ivo Zanlorenzi (rápida que volta do Campo Comprido) para chegar à região do Bigorrilho. O cruzamento da Mário Tourinho com a Jerônimo Durski não pode ser usado por causa das obras na Mário Tourinho.

Até o final de abril será a vez da Mário Tourinho ser remodelada. As duas pistas que eram usadas como entrada à cidade serão reformadas. Segundo o coordenador do Programa de Transporte da Prefeitura Municipal, Wilson Justus, a Prefeitura vai recuperar o pavimento, melhorar a drenagem, a calçada, o meio-fio e a iluminação pública e construir uma ciclovia. As calçadas no meio das pistas (as ilhas) e a rotatória no cruzamento com a Rua Padre Agostinho (que vai virar um semáforo) serão retiradas.

Ontem, 14 agentes da Diretran estavam no local para orientar o trânsito, além de policiais rodoviários estaduais. De acordo com a Prefeitura, pelo menos cinco agentes permanecerão no local nos primeiros dias da implantação da mudança e os motoristas contarão com orientações dos funcionários do consórcio responsável pela obra.

Tráfego intenso

A Mário Tourinho, que tem início na Rua Arthur da Silva Bernardes, no Portão, costuma ser congestionada em toda sua extensão. E o trânsito não alivia nem nos finais de semana, pois é um dos principais acessos ao Parque Barigüi. Apesar de o binário começar apenas na Vicente Machado, o coordenador do Programa de Transportes da Prefeitura acredita que já ajudará significativamente a desafogar o trânsito. Justus disse ainda que a Prefeitura está estudando outras formas de melhoria para o restante da Mário Tourinho e para a Arthur Bernardes.

Além de aliviar o trânsito ampliando para quatro pistas parte da Mário Tourinho, Justus lembrou que os motoristas não vão mais precisar parar no meio da rua para entrar à esquerda. Isso dificultava ainda mais o trânsito porque a conversão era demorada nos horários de pico. ?Assim beneficia os motoristas, beneficia o transporte coletivo, que estava sofrendo atrasos, e beneficia o comércio?, ponderou.

Prefeito destaca início de outras obras

Durante a inauguração da primeira fase do binário da Mário Tourinho, o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), lembrou que a Prefeitura recebeu uma verba de US$ 133,4 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o Programa de Transporte Urbano. Segundo ele, o dinheiro está sendo aplicado nos binários, na urbanização de terminais de ônibus, em reformas na Avenida Marechal Floriano, por onde passa o ônibus expresso, na urbanização no trecho urbano da BR-116, entre outros pequenos projetos de urbanização.

O binário da Mário Tourinho vai custar R$ 5,8 milhões. Além deste, em setembro do ano passado o prefeito de Curitiba autorizou também a construção de outros dois binários Brasília e Santa Bernadethe – e a Ligação Capão da Imbuia/Hauer, que também devem ficar prontos no final de abril. Ao todo serão investidos R$ 30,7 milhões nas quatro obras.

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