BID confirma contrato com Curitiba

O contrato entre a Prefeitura de Curitiba e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a implantação do programa Pró-Cidades deve ser assinado no segundo semestre de 2009.

A confirmação veio do próprio BID, nesta terça-feira (31), em Washington, durante encontro do prefeito Beto Richa com o secretário da vice-presidência do banco, Raul Tuazon, e com os especialistas em infraestrutura da Divisão de Transportes da instituição, Rafael Acevedo Daunas e Néstor Roa.

O valor total do empréstimo é de US$ 50 milhões e os recursos serão investidos em projetos de habitação, sistema viário e na construção de dois Clubes da Gente – um no Pinheirinho e outro na Regional Boa Vista, além de outros projetos sociais. “O BID nos deu sinal verde para a aprovação ainda no primeiro semestre e assinatura do contrato no segundo semestre de 2009”, afirmou Richa, logo após o encontro.

Os técnicos do banco também disseram ao prefeito que estão satisfeitos com o andamento das obras da Linha Verde, parcialmente financiadas pelo BID. Segundo os especialistas do Banco Interamericano de Desenvolvimento, são obras de primeira qualidade.

O investimento de US$ 68,8 milhões para a execução das obras da Linha Verde Norte também foram confirmados pelo BID, que ao longo deste ano definirá aspectos técnicos do projeto. No caso deste empréstimo, os recursos serão liberados a partir de 2010.

O prefeito Beto Richa está em Washington também para participar da Semana de Energia 2009, evento do Banco Mundial que tem como tema principal Energia, Desenvolvimento e Mudanças Climáticas. Ao lado do presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Cléver Almeida, do secretário de Relações Internacionais, Eduardo Guimarães, da presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa, e do chefe de gabinete Deonilson Roldo.

Richa entregou ao BID e ao Banco Mundial o caderno técnico com informações sobre o metrô de Curitiba (Linha Azul). A idéia é que as duas instituições tomem conhecimento do projeto e Curitiba possa, futuramente, contar com o apoio de instituições como estas para o financiamento das obras.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo