O Circuito Universitário do Cinema BR em Movimento exibe, nesta segunda-feira (2), às 7h30, e na quarta (4), às 19h, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, o filme Bicho de Sete Cabeças, de Laís Bodanzky. O filme também será exibido no Centro Universitário Positivo (UnicenP), quinta (5), às 15h30.

Bicho de Sete Cabeças é um dos longas-metragens mais premiados do cinema brasileiro, no país e no exterior. A película aborda questões de intolerância, falta de diálogo na família e mecanismos de repressão da sociedade brasileira.

Manicômios

Inspirado no livro autobiográfico do curitibano Austregésilo Carrano Bueno, Canto dos Malditos, escrito no fim dos anos 70, o filme apresenta a tragédia pessoal do autor, internado pelo pai em hospital psiquiátrico, por fumar maconha. Para mostrar a situação do sistema psiquiátrico brasileiro e a hipocrisia em relação às drogas, denunciadas de forma visceral na obra de Carrano, a diretora usou linguagem de documentário, procurando causar no espectador a sensação de que está flagrando um acontecimento cotidiano, banal, possível de estar acontecendo, neste momento, na sua própria rua.

O longa-metragem foi rodado entre fevereiro e abril de 2000, em São Paulo, e finalizado em outubro, nos laboratório da Cinecittá, em Roma, Itália.

Sinopse

Uma viagem ao inferno manicomial é a odisséia vivida por Neto, um adolescente de classe média baixa, que leva uma vida “normal” até o dia em que o pai o interna em um manicômio, depois de encontrar um baseado no bolso de seu casaco. O cigarro de maconha é apenas uma gota d?água que deflagra a tragédia na família.

No manicômio, Neto conhece uma realidade absurda e desumana, onde as pessoas são devoradas por um sistema corrupto e cruel. A linguagem de documentário utilizada pela diretora empresta ao filme forte sensação de realidade, o que aumenta o impacto das emoções vividas pelo protagonista.

Rede alternativa

Bicho de Sete Cabeças é o terceiro filme a ser exibido este ano pelo Circuito Universitário. Maior rede alternativa de exibição de filmes na América Latina, o Cinema BR em Movimento, criado em maio de 2000, tem como objetivos democratizar o acesso à recente cinematografia nacional, formar platéias para o cinema brasileiro, profissionalizar agentes culturais e promover debates sobre bens culturais.

Serviço – Filme Bicho de Sete Cabeças, com entrada gratuita. Apresentações na PUC segunda-feira, às 7h30, Auditório Alceu Amoroso Lima, bloco I, e quarta, às 19h, Auditório Maria Montessori, bloco I. No UnicenP: quinta, às 15h30, auditório do bloco azul. Mais informações pelo telefone (41) 9195-6426.

continua após a publicidade

continua após a publicidade