Biblioteca da Câmara de Curitiba tem belo acervo

Muita gente não sabe, mas a Câmara Municipal de Curitiba possui uma biblioteca com um acervo valioso. Da Lei número 01 da cidade de Curitiba – escrita na época como “Curityba” – passando pela lei que emancipou o Paraná de São Paulo e chegando até as constituições mais antigas, a biblioteca da Câmara pode ser considerada como uma viagem na história, e também serve como base de pesquisa para vereadores e assessores que lá trabalham.

“Claro que a maioria das informações já está disponível na internet, mas se eles quiserem podem acompanhar os trâmites de todos os processos aqui na biblioteca, além de todas as leis já publicadas em Curitiba. Para nós, a biblioteca é o coração da Câmara, pois tudo que passou e passa pela casa está aqui”, comenta a bibliotecária Walkíria Braum Martins.

Além de atender os vereadores de Curitiba, a biblioteca também tem grande importância para políticos de outras cidades, que telefonam com frequencia para lá para fazer consultas.

A biblioteca conta também com outros registros históricos que foram restaurados, como a primeira ata da Câmara, de 1964, ou a primeira lei de Curitiba, de 1854 – que transformava a chamada “Curityba” em capital do Paraná. Detalhe: tudo escrito a mão.

Uma outra obra que, além desta, somente a Biblioteca Pública do Paraná possui é a Almas das Ruas, de Maria Nicolas, que traz a história dos personagens que deram o nome das ruas da cidade. Livros sobre a história do Paraná e enciclopédias – que com a internet ficaram esquecidas – também estão na biblioteca.

O presidente da Câmara, João Cláudio Derosso (PSDB), contou que pretende montar uma espécie de galeria de arte dentro da casa, unindo em um só espaço tudo que tem de mais precioso no local.

“Queremos que a Câmara não seja apenas uma casa política, mas que também possamos aproximá-la mais da população “, avaliou. Visitas de estudantes à biblioteca podem ser agendadas pelo telefone da Câmara, que é o (41) 3350-4500.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo