O prefeito de Curitiba, Beto Richa, vistoriou ontem a revitalização da Rua Marechal Deodoro, no Centro, que recebeu uma série de obras nos últimos meses. Richa recebeu uma homenagem da Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil, cuja vice-presidente, Ellin Tallarek Queiroz, entregou ao prefeito a placa Passeio Nota 10, pelos benefícios das obras para os pedestres. ?As novas calçadas da Marechal Deodoro melhoraram a acessibilidade dos pedestres e de pessoas com deficiências, com a colocação de rampas e pistas tácteis, feitas com o melhor material de calçamento do Brasil?, afirmou Richa.
A Prefeitura fez a recuperação de calçadas e da pavimentação da rua, no trecho da Rua Desembargador Westphalen à Avenida Mariano Torres. A qualidade das novas calçadas foi elogiada por Ellin Queiroz, que também entregou uma carta de agradecimento a Richa. ?Essa é uma obra nota 10. A reforma atende aos comerciantes e curitibanos que trabalham no Centro, mas também a toda a população, em especial os idosos, que precisam de segurança na hora de transitar?, disse Ellin, coordenadora da campanha Passeio Nota 10. A campanha premia obras que trazem segurança aos pedestres.
A presidente da Associação Comercial do Paraná, Avani Slomp Rodrigues, também elogiou a reforma da Marechal Deodoro, que ajudará a revitalização da região central da cidade e trará mais seguranças às pessoas. ?Essa reforma faz parte da parceria Centro Vivo, da Prefeitura com a Associação Comercial. São obras que vão refletir em melhorias e reativação do comércio da área central da cidade?.
Richa também conversou com comerciantes, moradores, motoristas e pedestres, que agradeceram pelas obras e fizeram algumas sugestões. Depois de ouvir o motoqueiro Tiago Guimarães, o prefeito determinou a colocação de tubulações no espaço de estacionamento de motocicletas, permitindo que sejam travadas.
Richa também conheceu a nova iluminação que está sendo testada na Marechal Deodoro. Além da iluminação da rua, serão colocadas novas luminárias direcionadas para calçadas. A medida é para proporcionar mais segurança aos pedestres.
A obra da Marechal Deodoro foi feita em um trecho de 936 metros. Foram colocadas nas calçadas blocos de concreto pré-moldado intertravado, que tornaram o piso plano, antiderrapante e de fácil manutenção. A calçada ganhou novo paisagismo e itens para dar mais acessibilidade a pessoas com deficiências.