O prefeito de Curitiba, Beto Richa, disse ontem que os estudos para o lançamento do edital que dará origem à primeira licitação do transporte coletivo da cidade estão a todo vapor. Segundo ele, a denúncia de fraude na licitação que deve dar origem a uma nova linha intermunicipal da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) – e que levou o governador Roberto Requião a pedir que a Comec apresse o lançamento dos editais para a concorrência da operação do transporte coletivo na RMC – não altera os trâmites para a realização da concorrência na capital.
O prefeito de Curitiba se mostrou surpreso com a denúncia, publicada ontem em O Estado, por um prefeito de uma das cidades da RMC. Segundo a denúncia, o assessor Júlio Viana, que atualmente auxilia na formulação dos editais de licitação do transporte pela Comec, estaria favorecendo as empresas do grupo Gulin e Constantino a ganhar o direito de operar a linha.
Mesmo diante da informação de que os editais da Comec devem ser adiantados, Richa preferiu não falar em prazos para a concorrência do transporte coletivo de Curitiba. Apenas enfatizou: ?Nossa licitação acontece de qualquer maneira, já está prevista e anunciada há muito tempo. A comissão (grupo que estuda como o processo se dará) está formatando o melhor modelo para que possamos ter uma licitação que, além da transparência exigida por nossa legislação, também possa ter regras mais precisas em relação ao sistema de transporte coletivo?.
O prefeito adiantou ainda que, nos próximos dias, a Câmara Municipal já deve receber a nova lei municipal do transporte coletivo – que deve incluir, entre outros tópicos, alteração nas regras de remuneração das empresas. ?A lei que está em vigor hoje é de 1990 e, portanto, está ultrapassada?, analisa Beto Richa. O ano em questão é quando foram regularizados os contratos permissionários firmados entre o então prefeito de Curitiba, Roberto Requião, e os empresários do transporte. Tais contratos vigoram até hoje, o que a Prefeitura pretende mudar com a licitação.
O prefeito de Curitiba frisa que o processo terá como lema a transparência. ?Temos plena confiança na equipe que está trabalhando (nos editais) e estamos inclusive conversando com um jurista de São Paulo, renomado nacionalmente, para nos auxiliar na formatação da licitação?, afirmou. Segundo ele, os trabalhos são árduos para cumprir a promessa da concorrência pública antes que termine seu mandato.
Ligeirão
Beto Richa presenciou ontem, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, os primeiros testes com os ônibus Ligeirão. As novas linhas, que devem entrar em operação até o início do ano que vem, serão operadas por biarticulados que trafegarão nas canaletas ultrapassando os tradicionais expressos. Os testes de ontem mostraram as adaptações que devem ser feitas para a criação de mais uma pista destinada à ultrapassagem do Ligeirão nas proximidades dos tubos – os mesmos passarão a ser desalinhados e terão grades de segurança para evitar que pedestres se arrisquem na pista tripla.
O Ligeirão operará inicialmente na Avenida Marechal Floriano Peixoto, ligando o terminal do Boqueirão à Praça Carlos Gomes, no centro. A princípio, as paradas acontecerão somente nos terminais do Carmo e Hauer. Estuda-se a parada na estação Conselheiro Dantas. A previsão é que a velocidade do trajeto dobre da média de 14 quilômetros por hora para 28. Se atender às expectativas, o próximo trecho do Ligeirão deve ser o norte-sul.