Beto anuncia política de abastecimento

O prefeito de Curitiba, Beto Richa, visitou ontem o Mercado Municipal, onde anunciou algumas das medidas da política de abastecimento da capital. O Mercado, que está completando 47 anos e recebe cerca de 15 mil pessoas por semana, será valorizado, ganhando papel importante dentro da nova política.

"O Mercado Municipal é um tradicional endereço de Curitiba, um local clássico de compras, há várias gerações. Os comerciantes que aqui trabalham ganharão um novo estímulo", afirmou o prefeito, ao lado do vice-prefeito, Luciano Ducci, e do secretário municipal do Abastecimento, Antônio Leonel Poloni. Durante o almoço do prefeito com os comerciantes, o secretário do Abastecimento deu posse ao novo gerente do Mercado, José Carlos Koneski.

O Mercado Municipal será um dos principais pontos do projeto que pretende tornar Curitiba uma espécie de "cartão-postal" do agronegócio do Paraná. A idéia é mostrar aos turistas da capital o potencial do setor de agronegócios, que é a principal atividade econômica do Estado e um dos mais expressivos do País.

Para isso, o Mercado Municipal vai ganhar um espaço exclusivo para exposições e oferta de produtos paranaenses in natura (frutas e legumes) e agroindustrializados (oriundos de pequenas propriedades, de pequenas agroindústrias e das cooperativas paranaenses e de colônias étnicas, como a de alemães, italianos e holandeses).

O Mercado terá papel fundamental no estreitamento das parcerias com a Região Metropolitana. A Grande Curitiba é responsável por 80% da produção de hortifrutigranjeiros do Paraná. A capital, por sua vez, representa 37% do mercado consumidor de alimentos do Estado.

"O abastecimento será um dos elementos de integração de Curitiba com os municípios vizinhos", disse Antônio Poloni. A Secretaria Municipal do Abastecimento vai atuar como um elo entre o segmento produtivo, da RMC e de todo o Paraná, com o mercado consumidor de Curitiba. Isso beneficiará tanto os produtores, que terão mais divulgação de seus produtos, como a população, que terá maior oferta de produtos de qualidade.

Com os comerciantes

Outro ponto reforçado pelo prefeito Beto Richa e pelo secretário do Abastecimento, Antônio Poloni, é o reforço da parceria entre a Prefeitura e os permissionários do Mercado.

O novo horário de funcionamento do local, por exemplo, será discutido com a Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal (Acesme). Deverá ser encontrada uma nova forma de funcionamento que atenda as necessidades do público e, ao mesmo tempo, as possibilidade de atendimento dos comerciantes.

Além disso, a Secretaria Municipal do Abastecimento e a Acesme vão elaborar, juntas, um calendário anual de eventos promocionais, culturais e gastronômicos para o Mercado. O objetivo é torná-lo ainda mais atrativo aos curitibanos e aos turistas da capital, ampliando a freqüência de público e, por conseqüência, as vendas.

O secretário lembra que não pode haver perda de qualidade de atendimento quando da troca de equipes de governo, e sim, continuidade de trabalho.

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