Mais de 150 pessoas participaram ontem do leilão de 40 itens que foram do antigo Banestado. Entre os bens leiloados, e que atualmente pertenciam ao governo do Estado, estavam imóveis, maquinários agrícolas, caminhões e até 149 gavetas no Cemitério Vertical de Curitiba, que no último lote foram a leilão um a um. A intenção da Agência de Fomento do Paraná, órgão do Estado que gerencia estes bens e organiza os leilões, é transformar os bens em dinheiro para o Tesouro do Estado. Do total de lotes, 28 foram arrematados o que contabilizou, no final do leilão, mais de R$ 515 mil.
Segundo o diretor administrativo-financeiro da agência, Murilo de Oliveira Schmitt, estes bens estavam atrelados à operações financeiras adquiridas pelo Estado no saneamento do antigo banco. ?O governo estadual pegou empréstimo da União e comprou uma carteira de crédito, com diversas operações. Esses bens eram oferecidos pelas pessoas como garantias nessas operações?, explica.
Ainda de acordo com Schmitt, este é o segundo leilão deste ano. Para 2007 ainda serão realizados outros cinco ou seis leilões. ?O total de bens que fazem parte desse volume do Banestado é difícil saber, pois há falhas de informação que vêm da época. Com certeza ainda restam mais de 500 itens?, diz ele.