Beneficiários do Bolsa Família passarão por capacitação

A partir da segunda quinzena de setembro, beneficiários do Programa Bolsa Família – previamente selecionados – poderão passar por cursos de capacitação na área de construção civil e trabalhar em obras do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).

São 7.485 vagas disponíveis no Paraná. Nesta semana, em Curitiba, gestores sociais do Bolsa Família recebem informações sobre o Plano Setorial de Qualificação (Planseq) do Bolsa Família.

A capacitação dos beneficiários faz parte de uma nova etapa do programa federal, que visa gerar a oportunidade para a autonomia financeira da população de baixa renda.

“Esse é o grande desafio: o direto de oportunidade de acesso a um trabalho decente. Existe uma nova expectativa de vida neste público, que nasceu sem acesso à saúde e à educação, passando fome. A primeira fase foi dar a condição de alimentação, educação e saúde, com as condicionantes do programa”, afirma o diretor de articulação governamental do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Marcus Villarim. O Planseq, coordenado em parceria pelo MDS, Ministério do Trabalho e pela Casa Civil, vai oferecer 185 mil vagas de capacitação em todo o País.

O processo de seleção é minuscioso. Os dois primeiros critérios prévios foram a idade mínima de 18 anos (qualquer integrante da família beneficiada) e ao menos a 4.ª série do ensino fundamental.

A partir disso, foram previamente selecionadas 1,4 milhão de famílias no País. O interessado deverá manifestar o desejo em uma Agência do Trabalhador, munido da carta recebida e da Carteira de Trabalho.

Posteriormente, uma nova seleção será feita pela coordenação do Planseq, aplicando o Índice de Desenvolvimento Familiar (composto por dados como condições habitacionais e acesso ao conhecimento e trabalho). Serão escolhidos aqueles que mais têm dificuldade de inserção.

No Paraná, as 7.485 vagas estão distribuídas em Curitiba, Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Lapa, Manditirituba, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná. Os cursos serão para funções como pintor, azulejista, encanador, carpinteiro e mestre de obras.