Shopping centers de Curitiba investiram bastante na decoração. |
As luzes de Natal já começam a enfeitar as cidades. Coloridas e em diversos formatos – papais-noéis, pombas, anjos e pinheirinhos -, alegram as noites e agradam a quem as vê. Porém, por trás de toda beleza das luzinhas, existem grandes perigos.
Instalações em casas e estabelecimentos comerciais, realizadas sem alguns cuidados básicos, podem representar riscos tanto ao bem material onde as luzes foram colocadas quanto à vida dos seres humanos que ali circulam.
Segundo o professor de eletrotécnica do Cefet-PR, Severino Cervelin, um dos principais erros que as pessoas cometem é colocar vários cordões de luz instalados em uma única tomada, através de Ts, réguas, extensões e "rabichos". Isso pode fazer com que a fiação existente não seja suficiente para agüentar toda carga instalada, danificando os condutores de energia.
"Havendo danos, os proprietários da residência terão muitos problemas e prejuízos financeiros", comenta Severino. "Para evitar que isso aconteça, a dica é instalar um quadro de energia à parte, com disjuntores diferenciais que garantam a proteção do ser humano contra contatos energizados. A pessoa vai gastar um pouquinho para fazer a instalação, mas só precisará realizá-la uma vez, dali para frente poderá utilizá-la todos os anos."
Especificamente em ambientes externos, nunca se deve fazer uma instalação em contato com o solo, pois a corrente de energia pode acabar circulando para a terra e gerando choques que podem até levar uma pessoa à morte. Os pontos de ligação entre cordões de luz devem ser colocados em locais com mais de um metro e meio de altura, longe do alcance de crianças, e ser protegidos com fita isolante. Em clubes, as instalações devem ficar longe de piscinas.
"Nos ambientes internos, os cordões não devem ser colocados em contato com tapetes, carpetes, cortinas e outros materiais inflamáveis", aconselha o professor. Instalações realizadas com mais de quatro ou cinco rabichos, tanto dentro quanto fora de casa, devem ser realizadas com a supervisão de um eletricista, evitando assim possíveis acidentes.
Consumo de energia
Dependendo do tipo e da quantidade de lâmpadas utilizadas, uma decoração natalina pode aumentar em mais de 100 KWA/h o consumo mensal de energia de uma residência ou estabelecimento comercial. Por isso, antes de enfeitar a casa, a pessoa deve lembrar que inevitavelmente a decoração vai gerar maiores gastos de energia, evitando sustos na hora do recebimento da conta de luz.