Um bebê de apenas 34 dias que sofre de um complexo quadro de cardiopatia congênita foi transportado de helicóptero neste domingo (18) entre as cidades de Maringá e Londrina, no interior do Paraná.
A criança é uma menina que nasceu prematura, com 34 semanas de gestação, e, desde então, estava internada na UTI pediátrica do Hospital Universitário de Maringá, na região noroeste. Nesta segunda (19), ela será submetida a uma cirurgia no Hospital Infantil de Londrina, no norte do Estado.
De acordo com o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), a curta viagem, realizada pela manhã, foi feita com o helicóptero Falcão 4. A aeronave levou menos de meia hora para percorrer o trajeto que separa os dois municípios. O Sistema de Atendimento Médico Móvel de Urgência (Samu) foi o responsável pela transferência da criança entre os hospitais e os campos de pouso. A bebê foi removida de um lugar ao outro dentro de uma incubadora do BPMOA.
Salvando vidas
Em 11 de setembro, também domingo, o Grupamento Aeropolicial de Resgate Aéreo (Graer), fez o transporte de outro recém-nascido de Apucarana para Londrina – ambas cidades da região norte do Paraná. Também nesse caso a criança utilizou a incubadora do BPMOA e contou com a ajuda de equipes do Samu.