O secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, determinou nesta quinta-feira (25) que o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) de Curitiba assuma as investigações sobre o confronto na estação experimental da Syngenta Seeds, em Santa Tereza do Oeste, que resultou em duas mortes, no domingo. "Estão acontecendo muitas interferências locais no caso, querendo atrapalhar as investigações", justificou o secretário, em nota divulgada pela Agência Estadual de Notícias. "Precisamos conter isso e resolver este problema de maneira isenta e rápida".

continua após a publicidade

Além de o delegado operacional do Cope, Renato Bastos Figueroa, assumir as investigações, o Instituto Médico Legal e o Instituto de Criminalística passam a auxiliar no trabalho. O secretário pediu, ainda, o acompanhamento da Promotoria de Investigações Criminais (PIC) de Cascavel. Delazari determinou também que o Comando do Policiamento do Interior providencie proteção para os líderes dos sem-terra que reclamam sofrer ameaças de morte. O pedido de proteção foi feito pelo ouvidor agrário nacional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Gercino José da Silva Filho, e pela Organização Não Governamental (ONG) Terra de Direitos.

Figueroa deve chegar a Cascavel ainda nesta quinta-feira para analisar o trabalho feito até agora pelo delegado-chefe da 15ª Subdivisão Policial de Cascavel, Amadeu Trevisan. Sete seguranças da empresa NF Segurança, que tiveram participação no confronto, estão presos e o proprietário Nerci de Freitas foi indiciado por homicídio, formação de quadrilha e exercício arbitrário das próprias razões.

continua após a publicidade