A equipe da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) vistoriou simultaneamente os bares e lanchonetes de Morretes e Antonina, no Litoral, na madrugada desta sexta-feira (23). Foram fiscalizados 19 estabelecimentos e um foi fechado. O principal problema que ocasiona o fechamento é a falta de alvará.
O Corpo de Bombeiros fez 12 autuações e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) aplicou uma multa. Também participaram da ação as polícias Civil e Militar, Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar e fiscais das prefeituras.
Em Antonina, o “Bar das Comadres” foi interditado, por não oferecer condições de higiene e não ter os alvarás de funcionamento. “Este estabelecimento não tinha a vistoria do Corpo de Bombeiros nem alvará da prefeitura, além de não ter recolhido taxas obrigatórias para qualquer estabelecimento comercial”, disse o coordenador da Aifu, Benedito Faccini.
O “Bar do Sandro” foi multado em R$ 2 mil por estar com quatro pássaros nativos da região sem ter licença do Ibama. Segundo os técnicos do IAP, que aplicaram a multa, o dono também foi autuado por estar cometendo um crime ambiental.
Desde 1.º de dezembro, a Aifu catalogou 615 estabelecimentos comerciais nos sete municípios do Litoral. Até 19 de dezembro foram feitas orientações sobre quais os alvarás e certificados que os comerciantes deveriam ter. Após esse dia a equipe começou a voltar nestes 615 estabelecimentos para autuar, multar e, caso fosse necessário, interditar aqueles que não se adequaram.