Um barco de pescadores de Guaratuba, litoral do Paraná, sofreu um acidente no último dia 31 em Barra do Sul, litoral catarinense. A embarcação sofreu o que chamam de emborcar (virar de cabeça para baixo). Três tripulantes estavam à bordo. Dois deles, Claudinei Silva de Lima, 19 anos, e Maurício Cardoso da Conceição, 24, conseguiram escapar. Jonathan Luiz Fagundes de Freitas, 24, desapareceu. As buscas encerraram nesta terça-feira, às 8h.
De acordo com o comandante da Capitania dos Portos de São Francisco do Sul, Claudio Luis Estrella Pereira, o acidente aconteceu por volta das 5h, a uma distância de oito quilômetros da costa. Ele falou como os jovens escaparam com vida. “Os dois rapazes que sobreviveram conseguiram escalar a embarcação. Eles estavam com hipotermia e foram levados para o posto de saúde de Barra do Sul e passam bem. Eles e o dono do barco prestaram depoimento para instauração de um inquérito administrativo, que deve ser resolvido em até 90 dias”, revela.
O comandante explica que as buscas por Freitas cessaram por conta da probabilidade encontra-lo com vida. “Trabalhamos nas buscas por 72 horas. Paramos porque as chances de encontra-lo vivo, após todo este tempo na água, são praticamento zero”, comenta.
A hipótese mais provável para a causa do emborcamento, segundo o comandante, é a de que a rede de arrasto tenha travado. “O barco fazia a pesca de arrasto em um local com profundidade de 20 metros. Acredito que a rede possa ter se enroscado em algo e travado, causando o tombamento. Contudo, vamos continuar investigando para determinar, de forma correta, a causa do acidente”, conclui.