Festa começou na segunda à noite e só terminou na manhã de ontem. |
Milhares de pessoas lotaram as ruas de Guaratuba para assistir a passagem da 24.ª Guaratubanda, na última segunda-feira. Este ano, a Prefeitura modificou o calendário do Carnaval e estabeleceu apenas um dia de folia. Com isso, quem não gosta do agito não saiu prejudicado.
Porém, mesmo com o tempo reduzido, a festa foi bastante animada. Pela primeira vez na história, Guaratuba teve um Carnaval contínuo de 12 horas. De acordo com dados da Polícia Militar (PM), cerca de 300 mil pessoas foram brincar o Carnaval na cidade.
Já no ferry-boat era possível ver a quantidade de gente. A fila para conseguir atravessar de Matinhos para Guaratuba estava em Caiobá e passava de dois quilômetros. Mas nem isso tirou a alegria de quem queria curtir a segunda-feira de Carnaval. As pessoas improvisaram trios elétricos com o som do carro e pulavam na rua mesmo, enquanto esperavam o trânsito fluir.
Na cidade, 250 PMs foram destacados para garantir a segurança e outros 150 homens foram contratados pela Prefeitura para monitorar os foliões. De acordo com o comandante da PM em Guaratuba, capitão Adilson Luiz Corrêa dos Santos, o efetivo da polícia aumentou 30% em relação ao último Carnaval. Além disso, a corporação ganhou viaturas novas, motocicletas e rádios para comunicação. "Com a compra de equipamentos, o aumento do efetivo e a decisão da Prefeitura de restringir a festa para apenas um dia, estamos conseguindo manter o Carnaval tranqüilo", afirmou o capitão. As torres de observação, com dois metros de altura, prometidas pela Prefeitura e que seriam utilizadas pela PM, não chegaram a tempo.
Mas nada estragou a festa em Guaratuba. Com pouco mais de duas horas de atraso, começou o desfile de Carnaval. A escola de samba Unidos de Guaratuba abriu o desfile, seguida pela Leões de Ouro – escola de samba de Antonina, convidada para participar da festa em Guaratuba. Um grupo de crianças e outro de pessoas da terceira idade também desfilaram.
No entanto, a animação tomou conta da cidade quando os quatro trios elétricos da Guaratubanda entraram na avenida. Os foliões vibraram com o show de fogos de artifício que anunciou a chegada da 24.ª Banda de Guaratuba. A festa seguiu animada até a manhã de ontem.
25 anos como porta-bandeira
Dona Hortência Aparecida Flora pula Carnaval em Guaratuba desde antes da criação da banda da cidade. Há 25 anos, ela sai no Carnaval de rua, sempre como porta-bandeira. Aos 76 anos, ela é a mais antiga a desfilar no Carnaval de Guaratuba. Dona Hortência foi destaque do desfile da Unidos de Guaratuba e não se intimida com o cansaço. "Vou desfilar na avenida e depois ainda vou para o baile, dançar mais", conta.
Outros dois destaques tradicionais do Carnaval de Guaratuba são as transformistas Gaye Vieri e Paola Tayer. Cabeleireiras, há 15 anos elas abrem o Carnaval na cidade.
A vendedora Marina Lopes Pereira foi curtir a folia com a família em Guaratuba, como faz todos os anos. Ela disse que gostou da animação do desfile, mas não aprova a redução do Carnaval para apenas um dia de festa. Outros foliões decidiram curtir a festa sem se preocupar com o tempo reduzido. As irmãs Indioara e Iraciara Nascimento organizaram um bloco com cerca de 30 integrantes. (SR)