Para evitar aglomerações em ambientes fechados, a partir desta segunda-feira (10), os clientes terão que esperar atendimento do lado de fora das agências. A Justiça do Trabalho deferiu na sexta-feira (7) algumas medidas para evitar a contaminação pela nova gripe, o que inclui a diminuição do fluxo de clientes nas agências.
No máximo, dez clientes podem permanecer dentro das agências que tem até quatro caixas manuais. Onde existem de cinco a oito funcionários no atendimento, o limite é de 20 clientes. A decisão vale até o dia 17 deste mês.
Álcool gel ou álcool líquido também ficarão disponíveis nos bancos, assim como atendimento médico às funcionárias grávidas e a empregados com sintomas da gripe H1N1. As agências terão que disponibilizar lenços descartáveis de papel e máscaras cirúrgicas aos trabalhadores e funcionários terceirizados.
A multa diária caso a decisão seja descumprida é de mil reais por agência. A falta de cumprimento da medida pode ser denunciada pelo telefone do Ministério Público do Trabalho (3304-9001), ou no site (www.prt9.mpt.gov.br).