Estoques em baixa e até em situação crítica. O final de ano não é nada festivo para os bancos de sangue, que sempre sentem nesta época uma queda significativa no número de doadores em cerca de 40%.
Em contrapartida, existe um aumento de demanda em alguns bancos de sangue em função de acidentes em rodovias. As instituições fazem apelos para que as pessoas doem sangue antes de viajarem para as férias ou para comemorar o Ano Novo.
No Banco de Sangue do Hospital de Clínicas (HC), vinculado à Universidade Federal do Paraná, e no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), por exemplo, haverá atendimento até o dia 31 de dezembro, mas em horários diferenciados.
O Banco de Sangue do HC vai funcionar entre 7h e 12h30; o Hemepar, entre 7h30 e 18h30 até 30 de dezembro, e entre 7h30 e 13h no dia 31. O Hemepar vai abrir normalmente no dia 2 de janeiro de 2010, entre 8h e 17h. O Banco de Sangue do HC volta às atividades no dia 4 de janeiro.
Segundo Nely Coimbra Moura, assistente social do Hemepar, os estoques de sangue dos tipos O positivo e O negativo estão em estado crítico.”Só temos previsão de melhora quando acabar as férias. Por isso, fazemos um apelo para que as pessoas vão doar sangue antes de sair de férias e viajar. Estamos realmente precisando”, comenta.
No Banco de Sangue do HC, a média diária é de 80 doadores, mas o necessário para trabalhar com uma certa margem seria entre 100 e 120 doadores. Mas nesta época também cai o número de doações em cerca de 40%.
Os interessados em doar devem estar em uma boa condição de saúde; ter entre 18 e 65 anos; e estar com peso acima de 50 quilos. Os potenciais doadores precisam levar um documento oficial de identidade com foto. Todos passam por uma triagem antes da doação.
O Banco de Sangue do HC fica na Rua Agostinho Leão Júnior, 108, esquina com a Rua General Carneiro, no bairro Alto da Glória. O Hemepar fica na Travessa João Prosdócimo, 145, no Alto da XV.