A negociação entre o Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, e a Fenaban, começa hoje, em São Paulo. O tema da mobilização é Saúde e Condições de Trabalho. A categoria bancária argumenta que está entre as que mais registram adoecimentos relacionados à atividade laboral.
“Nesta primeira rodada, que vai até amanhã, o Comando Nacional pretende fazer um amplo debate sobre a saúde dos bancários, apontar para os grandes e graves problemas que a categoria enfrenta diariamente, direcionar para ações necessárias que venham a superar e transformar os ambientes de trabalho em ambientes saudáveis, livres de adoecimento e de afastamentos”, afirma Walcir Previtale, secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT.
De acordo com a categoria, entre as situações que prejudicam a saúde do trabalhador estão metas abusivas e casos de assédio moral. No ano passado, 18.671 bancários foram afastados do trabalho pelo INSS. O número representa um crescimento de 41% em relação aos últimos cinco anos. “Tanto as metas abusivas como o assédio moral representam sérios riscos para a saúde dos trabalhadores, gerando tensão, angústia, depressão consequente adoecimento daquele empregado que, por variadas razões, não atingiu as metas fixadas unilateralmente pelo banco”, denuncia Previtale. Do total de auxílios-doença acidentários registrados pelo INSS em 2013, 52,7% tiveram como causas principais os transtornos mentais e do sistema nervoso. As LER/Dort são a segunda causa de afastamentos da categoria.