Os bancários de Curitiba realizam esta manhã (05/09) protesto no Centro Administrativo Vila Hauer do banco HSBC. Trabalham nos três blocos do Centro Administrativo cerca três mil funcionários, bancários e terceirizados.
É uma das maiores concentrações de trabalhadores bancários de Curitiba. Com faixas, os representantes dos bancários fecharam todos os portões de acesso aos prédios. Neste momento, está ocorrendo uma assembléia com informações sobre a campanha salarial. Em seguida, os portões serão abertos para entrada dos funcionários, haverá distribuição da Folha Bancária e durante o restante do dia o funcionamento da unidade será normal.
O objetivo do Sindicato dos Bancários de Curitiba com o atraso nesta unidade é conscientizar a categoria de que hoje é um dia decisivo. Em São Paulo, o Comando Nacional dos Bancários (representantes dos bancários de todo o país que negociam durante a campanha salarial) estarão reunidos com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) para a primeira rodada de negociações sobre as cláusulas econômicas como índice, PLR e piso salarial.
"Em 2005, na Vila Hauer, os funcionários foram obrigados pelo HSBC a pernoitar no local de trabalho para burlar a greve. Denunciamos para a DRT e o cárcere privado foi comprovado em fiscalização. Foi um ato de extremo desrespeito e envergonhou a categoria. Os bancários devem denunciar todo tipo de abuso ao Sindicato. Já nós temos o dever de resgatar a dignidade da categoria", lembra Marisa Stedile, presidente do Sindicato dos Bancários.